A menos de 50 dias para os jogos olímpicos, não é apenas o Rio que está se preparando para receber os turistas e atletas. Segundo a prefeitura de Niterói, cidade da região Metropolitana do Rio de Janeiro, a meta é que 100% da hospedagem do município esteja ocupada durante os jogos.
“Nossa expectativa é que Niterói tenha a mesma taxa de ocupação do Rio de Janeiro. Duzentos e cinquenta atletas da vela já estão aqui para fazer aclimatação. São mais de oito países”, explica o presidente da empresa de Turismo de Niterói (Neltur), José Hadad.
Para atender a todos os turistas e aumentar a capacidade de hospedagem da cidade, Niterói está realizando um mutirão para conceder alvarás provisórios para cerca de 60 pousadas, hostels, albergues e residências da cidade, que oferecem serviço de cama e café. A meta é atender a demanda de turistas que chegarão ao Rio nos próximos meses em busca de hospedagem a preços mais acessíveis.
O mutirão será realizado até o próximo dia 13 de julho e, de acordo com a prefeitura, a expectativa é que esse o proprietário do estabelecimento esteja com o alvará provisório em até 48 horas.
No entanto, a empresa de turismo da cidade admite que outras questões possam impactar negativamente na vinda de turistas para o Rio. “O que estamos sentindo é que em virtude dessas notícias de poluição de baia de Guanabara, da própria zika, e da segurança, como a situação do hospital invadido nesse fim de semana, tudo impacta negativamente. Os sul-americanos, como conhecem bem e convivem com esses tipo de problema, pode até vir, mas parte dos europeus acredito nós vamos perder”, diz Hadad.
Além dessas iniciativas, voltadas para a hospedagem dos turistas, a prefeitura também oferecerá no período dos jogos olímpicos, um city tour gratuito onde o turista poderá percorrer os principais pontos turísticos locais (Museu de Arte de Niterói/MAC, Caminho Niemeyer, Praias de Icaraí e São Francisco e Fortaleza de Santa Cruz). O trajeto será feito em micro-ônibus com a presença de guias bilíngues.
O MAC, que reabriu nesta quinta (16), após passar por reforma, tem três exposições para o público conhecer. Outra atração é a Ilha da Boa Viagem, que foi reaberta para visitação em dezembro do ano passado, após ficar fechada por mais de 20 anos. Também estão previstas ações especiais durante a Paralimpíada, em setembro.
A cidade também vai oferecer aos turistas opções gastronômicas criadas especialmente para os jogos. Para melhorar o atendimento ao turista na cidade, Niterói vai ter o “Cardápio Olímpico”, onde restaurantes do polo gastronômico de São Francisco e Jardim Icaraí, na Zona Sul da cidade, oferecerão novos pratos inspirados na Rio 2016.
Para os turistas que não estão muito familiarizados com os pratos brasileiros, o aplicativo Menu For Tourist permite que o turista mapeie os restaurantes e conheça os cardápios. “É um cardápio em oito idiomas, o que facilita muito a vida do turista. Em função de tradução errada, se perde muito negócio. Com o Menu For Tourist, o turista vai saber exatamente o que é uma feijoada”, explica Hadad.
Visitantes que não falarem português e prestadores de serviços que não conhecerem o inglês, também terão um serviço especialmente criado para os jogos olímpicos, que é o Help Tourist, onde um atendente bilíngue pode atender o turista ou motorista de táxi através do número 0800 282 77 55, durante 24 horas.
O turista que tiver qualquer problema e precisar recorrer a autoridades policiais, terá um núcleo de atendimento ao turista na 77ªDP (Icaraí), com policiais bilíngues prestando atendimento. Um guia da cidade com versões em português, inglês e espanhol também será distribuído em pontos estratégicos da cidade.